ERAUMAVEZ
Contadores de histórias
Instituições em que atuamos no passado
ACTC - Casa do Coração, Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração
A ACTC com sede situada na Rua Oscar Freire, 1.463, São Paulo, foi fundada em 1994. Atende crianças e adolescentes que apresentam quadro clínico de cardiopatia grave, oferece hospedagem, alimentação e atendimento interdisciplinar para pacientes não residentes na cidade de São Paulo e seus acompanhantes, beneficiários do Sistema Único de Saúde, em tratamento nos principais centros médicos que atendam alta complexidade.
O Grupo Era uma Vez atuou na ACTC contando histórias de 1999 à 2003.
Creche Irmã Maria Arminda Nogueira
Situada no bairro do Catumbi/Belenzinho, atende crianças em idade pré-escolar em período integral. Nosso grupo atuou nessa creche com contação de histórias de 2002 à 2016.
Casa da Criança e do Adolescente Betinho
A Casa da Criança Betinho para Excepcionais é uma Entidade filantrópica cuja finalidade é dar assistência médica e hospitalar gratuita às crianças com paralisia cerebral e suas sequelas, que precisam de cuidados prolongados de enfermagem, provenientes de famílias carentes. Atuamos nessa instituição contando histórias de 1999 à 2009.
Associação Marly Cury
A Associação MARLY CURY é uma Organização Social sem fins lucrativos, foi fundada em Novembro de 2000 e acolhe crianças e adolescentes até 17 anos que já passaram ou se encontram em situação de risco, oferecendo assistência emocional, cultural, social, educacional, psicológica e profissional.
Atuamos com contação de histórias na Associação Marly Cury de 2005 à 2018.
Lar das Crianças
O Lar das Crianças foi fundado em 1937. É uma Instituição sem fins lucrativos, pertencente a Congregação Israelita Paulista, que visa dar oportunidades de desenvolvimento para crianças e jovens dos quatro anos até seu encaminhamento profissional, oriundos de famílias em vulnerabilidade social.
O Grupo Era Uma Vez atuou no Lar das Crianças com contação de histórias de 2007 à 2019.
A Associação Cristã de Moços ACM/YMCA São Paulo, desenvolve programas e ações em parceria com as autoridades públicas na tarefa de lidar com problemas sociais presentes em diversas comunidades. Em mais de 118 anos promove bem-estar, saúde e educação integral à sociedade, fortalecendo pessoas, famílias e a comunidade local. O Grupo Era Uma Vez atuou na ACM de Pinheiros desde 2002 até 2020 contando histórias para crianças e adolescentes.
ACM Pinhehiros
ILPI - UNIBES - Lar Pinheiros
O Lar Pinheiros é uma instituição de longa permanência para pessoas idosas, que estimula o envelhecimento ativo na sociedade.
O programa é realizado em convênio com a Prefeitura, que oferece os recursos administrados pela Unibes. A ILPI abriga 30 usuários, que recebem cuidados especializados com equipe multidisciplinar e a assistência de voluntários.
O Grupo Era Uma Vez atuou desde 2018 até 2020 no Lar Pinheiros, contando histórias para os idosos.
ILPI - UNIBES - Casa da Vila
A Casa da Vila é uma instituição de longa permanência para pessoas idosas, que estimula o envelhecimento ativo na sociedade.
O programa é realizado em convênio com a Prefeitura, que oferece os recursos administrados pela Unibes. A ILPI abriga 30 usuários, que recebem cuidados especializados com equipe multidisciplinar e a assistência de voluntários.
O Grupo Era Uma Vez atua desde 2018 até 2020 na Casa da Vila, contando histórias para os idosos.
Tem foco na socialização do usuário por meio de atividades programadas e vivência cultural. Desenvolvido em parceria com a Prefeitura de São Paulo para cuidados diurnos a idosos semidependentes.
O grupo Era Uma Vez atua no Centro de Convivência Unibes no bairro do Bom Retiro desde Abril de 2022.
Centro Dia de Convivência para idosos Unibes
Chaverim
O grupo Chaverim com sede na Associação Brasileira a Hebraica de São Paulo, desde 1995 promove a sociabilização de pessoas com deficiência intelectual por meio de atividades socioculturais, lazer e esportivas, visando seu desenvolvimento pessoal, bem como a sua participação, integração e inclusão na sociedade. O Grupo Era Uma Vez atuou contando histórias aos participantes do grupo Chaverim na Hebraica desde 2013 até Julho de 2025.
Projeto Felicidade
Em 2001 a Associação Israelita de Beneficência Beit Chabad do Brasil fundou na cidade de São Paulo, o Projeto Felicidade para crianças em tratamento no combate ao câncer, de classes menos favorecidas. Eram oferecidos cinco dias de alegria incluindo estadia em hotéis, transporte, passeios e atividades, tudo gratuitamente. Por ele passaram milhares de crianças que voltavam felizes e animadas para continuar o tratamento. Infelizmente, devido ao Covid-19 que abalou a economia do país, o Felicidade em S. Paulo teve que ser encerrado.
O Grupo Era Uma Vez atuou contando histórias no Projeto Felicidade de 2001 até 2017.
Associação Minha Rua Minha Casa
O Projeto Minha Rua Minha Casa foi criado em 1994, fruto de uma parceria do PNBE - Pensamento Nacional das Bases Empresariais com a OAF - Organização de Auxílio Fraterno.
Iniciado com a construção de um Centro de Convivência nos baixos viadutos do Glicério, a partir do trabalho já realizado ali pela OAF, a Associação Minha Rua Minha Casa é um centro de referência para moradores de rua reconhecido por seu trabalho inovador que vai muito além de uma abordagem assistencialista.
O Grupo Era Uma Vez atuou contando histórias para os moradores de rua de 1999 à 2014.
OAT - Oficina Abrigada de Trabalho
A OAT é um projeto social da Comunidade Shalom que visa promover o desenvolvimento e a inserção social de pessoas com deficiência intelectual proporcionando a elas a possibilidade de participar com autonomia relativa de situações de convívio, desde se locomover, comunicar, trabalhar, participar de grupos sociais na área da cultura, esporte ou outros, e até mesmo adquirir independência financeira.
O Grupo Era Uma Vez atuou de 1999 até 2002 na OAT contando histórias aos assistidos pela instituição.
Casa Pia São Vicente de Paula
O Externato Casa Pia São Vicente de Paulo
situado no bairro de Santa Cecília encerrou suas atividades no ano de 2015 depois de 150 anos de funcionamento.
O Grupo Era Uma Vez atuou com contação de histórias na Casa Pia de 2010 à 2012.
Inaugurada há 15 anos no bairro do Brooklin, o Residencial Brooklin atende pacientes com Alzheimer, demência senil, pós operados e problemas decorrentes de AVC e idosos acima de 60. O Grupo Era Uma Vez atuou no Residencial Geriátrico Brooklin desde 2013 até 2020, contando histórias para os idosos.
ILPI - Residencial Brooklin
UBS - Alto de Pinheiros
A Unidade Básica de Saúde Alto de Pinheiros presta atendimento médico com consultas em diversas especialidades, tais como pediatria, ginecologia, terapia ocupacional, psiquiatria, clínica geral, nutrição, Programa de Acompanhamento aos Idosos, curativo e tratamento de feridas, vacinação, pré natal, visita domiciliar à acamados para recebimento de fraldas, insumos para diabetes, entre outros. O Grupo Era Uma Vez atuou contando histórias para as crianças nas salas de espera da unidade desde 2015 até 2019.
Instituto Rogacionista
O Instituto Rogacionista atua desde 1969 nas áreas de assistência social e educação. Suas ações são voltadas para a defesa dos direitos das crianças, adolescentes, jovens e adultos que vivem em situação de vulnerabilidade social, em sintonia com a Lei Orgânica da Assistência Social, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A partir de intervenções pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas, o Centro de Convivência de crianças e adolescentes São Lucas-Rogacionista promove interação e potencialização ao fortalecimento de vínculos, através do lema "aprender brincando". Em 2020 atendiam 135 crianças e adolescentes, divididos em turmas de 6-10 anos e de 11 a 14 anos.
O Grupo Era Uma Vez atuou no São Lucas-Rogacionista de 2010 até 2021 contando histórias para as crianças e adolescentes.
Albergue Boracea
O Albergue Boracea era um centro de acolhimento para adultos em situação de vulnerabilidade pessoal e social situado no bairro da Santa Ifigênia. Fechou em 2022.
O Grupo Era Uma Vez atuou no Albergue Boracea de 2015 até 2022 contando histórias para adultos.